A Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMP) e a Associação
Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD), junto com mais 22 entidades nacionais de representação sindical dos trabalhadores em saúde, ou associações de ensino e produção de conhecimento em saúde, bem como conselhos profissionais da área, realizaram neste domingo, 21 de junho, atos em mais de 30 cidades brasileiras. Houveram atos simbólicos presenciais em São Paulo, Recife, Fortaleza e outras 11 cidades, e outros tantos atos virtuais em todas as regiões do Brasil, em homenagem aos profissionais de saúde mortos por COVID-19 e contra o descaso genocida do governo Bolsonaro que provoca milhares de mortes evitáveis.
Hoje, o Brasil é o país do mundo com maior número de mortes de profissionais de saúde. Segundo dados do Sindicato dos Médicos de São Paulo (SIMESP) e do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), até o dia 17 de junho de 2020, somos o país do mundo com mais de mortes de médicas e médicos (ao todo 139 profissionais) e de enfermeiras e enfermeiros (ao todo 190 profissionais) por COVID-19. A dificuldade de acesso aos dados e a subnotificação de casos também é uma realidade brasileira. Ou seja, os números atuais de óbitos por COVID-19 podem ser ainda maiores.
Os atos aconteceram às 10:00 horas (horário de Brasília) da manhã. Os profissionais estavam com cruzes e jaleco branco, e prestaram homenagens aos colegas, familiares e pessoas que morreram pela COVID-19. Neste final de semana, infelizmente alcançamos a marca de mais de 50 mil mortes por COVID-19 no país e mais de um milhão de casos confirmados.
A Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares está na luta, está nos hospitais e está na rua para que todos possam ficar em casa.
#SUSsalvaVidasBolsonaroNao
#NaoEsoUmaGripezinha
Foto de Capa: Suamy Beydoun
















Somos a favor do SUS.Contra as atitudes tomadas por Bolsonaro .Desejamos a defesa da vida.
Pela Democracia. Pela vida dos profissionais de saúde
Vedrunas-MT.
Sou uma pessoa de grupo de lato risco. Mas, parabenizo a coragem das manifestações.
Precisamos derrubar esse governo corrupto.
Torço por vocês.
Virma