Exemplo de sucesso: Após lockdown, Araraquara tem queda de casos, internações e mortes por Covid-19

Após Lockdown efetivo realizado em fevereiro, o município de Araraquara-SP é um dos exemplos atuais de como medidas de restrição de atividades não essenciais evitam o colapso da saúde e protege a vida da população, segundo Boletim da Fiocruz.

As medidas restritivas instituídas pelo prefeito, Edinho, do Partido dos Trabalhadores, duraram 10 dias e proibiam a circulação de pessoas e veículos pela cidade. Apenas podiam funcionar farmácias e unidades de saúde de urgência e emergência, e os demais serviços por delivery.

O município registrou queda de 80% no número de mortes, na comparação entre a primeira quinzena de março e abril. Além disso, houve redução significativa de casos e zerou a fila de espera para internação hospitalar por Covid-19.

Araraquara é um exemplo claro que medidas de restrição funcionam na redução e controle da Covid-19. É necessário e urgente um lockdown nacional e coordenado, com condições para as pessoas ficarem em casa, para superar essa fase mais crítica da pandemia no Brasil e frear o número de mortes que só aumenta a cada dia.

Deixe um comentário