Quais deputados votaram para que os ricos se vacinem primeiro?

No dia 7 de abril, foi votada na Câmara dos Deputados a Proposta Legislativa (PL) 948/21 que permite a aquisição de vacinas de Covid-19 por empresas para que vacinem seus funcionários. A medida foi aprovada com 317 votos a favor, 120 contra e 2 abstenções. Se a medida for aprovada no senado e receber sanção presidencial, a exclusividade da vacinação contra a doença no SUS será quebrada.

A medida gera uma grande preocupação por parte de especialistas da área da saúde, haja vista a escassez de doses no mercado internacional de vacinas e ao total descontrole da pandemia no Brasil, com grande número diário de mortes pela doença.

Diferentemente do que os defensores da medida afirmam, a comercialização de vacinas no setor privado não desafogará o SUS. A medida poderá fazer com que aconteça um verdadeiro “fura-fila” ou “camarote de vacina”, em que jovens saudáveis poderão passar na frente dos grupos prioritários, que mais são internados e morrem pela doença.

Dos 513 deputados federais da Câmara, 440 compareceram à votação. Acesse a lista completa no site da Câmara de como os deputados votaram (contra e a favor), além da orientação das bancadas partidárias. Lembre-se de como seu deputado votou e pressione os senadores do seu estado a votar contra essa medida.

Confira abaixo uma série de cards elaborados pela Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares com a relação de deputados, por estado, que votaram a favor da comercialização de vacinas contra Covid-19.

Atualizado em 12 de abril de 2021

Deixe um comentário